quinta-feira, 15 de maio de 2014

OS SUSPEITOS (Prisoners, Estados Unidos, 2013)






 
Fui assistir a este filme graças a uma indicação de um amigo que já o havia assistido e, ainda estonteado, disse-me para vê-lo. Depois de assistir a este filme, fiz questão de agradecê-lo e ficamos os dois igualmente estonteados com as atuações de primeira grandeza no filme, a direção cuidadosa e precisa, e uma história dilacerante.

 
Neste filme o personagem interpretado por Hugh Jackman tem sua filha pequena e a filha de um amigo seu sequestradas repentinamente. Desesperado, ele entra em contato com a polícia, e o encarregado de investigar o caso é o personagem de Jake Gyllenhaal, um policial rebelde, mas eficiente e obstinado.

Essa é a história exibida, mas o filme é muito mais que isso. Logo no início já é intuitivamente possível perceber que este filme se mostrará mais do que apenas um filme policial. Digo isso, pois, antes de qualquer coisa acontecer no filme, o diretor já nos deixa desconfortáveis e apreensivos apenas com a trilha sonora e a câmera se aproximando de um tronco de árvore. Esse trabalho foi excelente, pois já impõe o tom do filme antes mesmo que alguma informação nos seja dada.

O diretor segue carregando a história em um ritmo apreensivo, principalmente quando os eventos começam a acontecer, sempre deixando o espectador ansioso. Mas o que coroa toda essa capacidade de contar a história são as atuações no filme, especialmente as atuações do Hugh Jackman e Jake Gyllenhaal. Esses dois atores surpreenderam em vários níveis, espelhando sentimentos e emoções difíceis e angustiantes, e combinando minunciosamente seus atos com a personalidade de seus personagens.

Ao retratar um personagem, um ator se equilibra em uma linha finíssima, pois, se suas escolhas ultrapassam essa linha, o ator está exagerando, e retirando a sinceridade do personagem, mas se não alcançar essa linha, sua interpretação não convence. Ambos os atores acima fizeram escolhas precisas e exatas, tornando seus personagens e suas angústias reais e sinceras. Saindo de sua zona de conforto,
Hugh Jackman enfrenta um personagem que tem sua vida dilacerada e seus princípios ultrapassados. Jake Gyllenhaal, por outro lado, mostra um policial envolvido, obstinado e rebelde, mas com uma precisão impressionante.

Todos esses fatores aliados, nos mostram uma história que, além de tentar descobrir onde estão as meninas sequestradas, faz com que nos perguntemos sobre nossas ações em situações extremas, e se nessas situações nós seríamos os monstros que estamos querendo achar. Essas perguntas tornam o filme particularmente pessoal para quem o assiste, e as respostas para essas indagações muitas vezes não serão agradáveis, e por isso permanecerão caladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário