segunda-feira, 24 de outubro de 2011

OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES (Män som hatar kvinnor; The Girl With The Dragon Tattoo, Suécia, 2009)





Inicialmente eu não ia comentar sobre este filme. Eu o assisti e gostei muito dele, mas, não sei porque, não me inspirei tanto para comentar ele aqui no Blog. Ainda assim, descobri que Hollywood ia fazer uma versão americana dele, e aí achei melhor comentá-lo antes de essa versão sair para, assim, dar crédito ao filme original. Mas devo confessar que foi depois de ver o trailer da versão americana que definitivamente decidi escrever sobre esta obra. 

Este é um filme de crime que traz uma abordagem diferente daquela que estamos acostumados a ver nos filmes de Hollywood. Ele não carrega apenas uma história, mas mais de uma, e dessas, duas possuem maior destaque. É um filme surpreendente que revela talento de primeira grandeza vindo de um lugar um tanto isolado, mas que, de repente, passa a oferecer obras que já batem de ombros com outras grandes produções.

A história principal deste filme envolve Mikael Blomkvist, um jornalista que é contratado por homem milionário e dono de um grande império industrial para, com suas habilidades investigatórias e obstinação, tentar desvendar um suposto assassinato de uma sobrinha-neta desse milionário que ocorrera quarenta anos antes, e tudo indica que esse crime  fora cometido por um membro da própria família. Esse jornalista acaba por contar com a ajuda de Lisbeth Salander, uma hacker de computadores também muito eficiente em trabalhos investigativos. Essa Lisbeth tem um visual bastante peculiar, para dizer o mínimo, e um passado conturbado. Devido a certas ações suas praticadas enquanto ela ainda era menor de idade, essa Lisbeth tem que visitar periodicamente um tutor que lhe fora designado pelo Tribunal. Esse tutor passa a se aproveitar da situação e a obriga a manter relações sexuais com ele, espancando-a quando ela resistia.

Eu fui bastante sucinto nesse resumo, pois quero que vocês descubram pessoalmente os detalhes, tanto dos personagens, quanto da história. Mas não se enganem, o personagem principal é Lisbeth Salander. Os detalhes que a envolvem são a grande curiosidade do filme, e paulatinamente as respostas vão sendo obtidas.

Como se pôde perceber já com o resumo que eu escrevi, neste filme há duas histórias que se destacam, sendo a história que envolve a tentativa de desvendar o suposto crime a que orienta o progresso do filme. É interessante a forma como estão unidas em um mesmo filme histórias paralelas que acabam se confundindo. Há vários filmes que adotam essa técnica de histórias independentes, mas neste filme desde o começo é possível ver a união entre os personagens dessas histórias autônomas, isso mantendo a independência entre elas. Esse fator serviu para que o personagem de Lisbeth Salander, em particular, fosse efetivamente desenvolvido para que, assim, suas ações fossem plenamente compreendidas.

Outro fator interessante foi o modo como a investigação acaba trazendo à tona detalhes que eram inimaginados pelos investigadores anteriores e também pela própria família da vítima. Essa variação nos dá uma abordagem nova para os filmes de crime, permitindo que nós sejamos presenteados com inovações bastante bem vindas e provenientes de lugares que, para muitos, são até inóspitos.

Por fim, devo dizer que este filme é excelente. A atuação está ótima, a produção cobre todos os detalhes, o roteiro está muito bem elaborado, e a direção está irretocável. 


Eu disse que está para ser lançada uma versão americana deste filme, e, pelo que eu vi, vai ser uma versão muito boa, pelo menos aparenta estar assim, mas não podemos deixar de reconhecer a ótima qualidade desta versão original e nem de dar seu mais que merecido mérito. Aconselho a todos a assistirem esta versão original, e, quando a versão americana for lançada poderemos fazer críticas conscientes e bem fundamentadas.

Este filme é a primeira parte de uma trilogia de livros, a trilogia de filmes já fora lançada na Suécia, mas cada filme se sustenta sozinho, o que é bom, pois podemos assistir a este filme sem que nada fique faltando. Creio que os outros dois filmes vão também receber versões novas, mas podem aguardar que antes de elas serem lançadas irei comentar os originais, para, depois de seus lançamentos, comentar as versões americanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário