terça-feira, 23 de novembro de 2010

A ORIGEM (Inception, Estados Unidos, 2010)


Um acontecimento atual e dominante é o de que, cada vez mais, a preocupação presente ao se fazer um filme é a utilização de efeitos especiais. Parece que o uso desses recursos se sobrepôs ao conteúdo dos filmes, transformando a existência de uma boa história apenas incidental, e que serve como um pretexto para se usar efeitos de computação gráfica, tecnologia 3D, entre outros. Apesar dessa tendência inegável, o filme “A Origem” fugiu dessa regra e aliou uma história interessante e efeitos surreais em um bom filme, e fez isso sem pôr em segundo plano a história a ser contada.


Depois de emplacar com uma sequência de sucessos, especialmente a aceitação imediata e explosiva do público por “O Cavaleiro das Trevas”, Christopher Nolan passou a gozar de ampla aceitabilidade dos estúdios de Hollywood. Isso fez com que ele conseguisse, não só a permissão, mas o orçamento necessário para filmar esta audaciosa ficção científica. Além de o elenco por si só custar quase o valor integral de muitos filmes, os efeitos especiais necessários para contar a história de “A Origem” representam outra cifra milionária. Mesmo assim, este diretor e escritor conseguiu a aprovação necessária e não desapontou nem as estúdios, nem as fãs.

A história é de um grupo de ladrões especializado em roubar idéias das pessoas enquanto elas dormem. Esse grupo acessa as mentes das pessoas enquanto elas sonham e nesse momento obtém acesso a seus pensamentos. Com o intuito de ter seu passado limpo e poder retornar para casa, Cobb (Leonardo DiCaprio) aceita um arriscado trabalho que acaba pondo em risco toda a sua equipe.


O enredo acima está bem conciso, mas acreditem, a história é tudo menos simples. É preciso ficar bem atento às realidades apresentadas no filme e realmente assimilá-las para ingressar na ação que os personagens vivenciam. No entanto, superado esse desafio, as cenas de ação tornam-se bem mais intensas.

O diferencial neste filme é que é a história e o desenvolvimento dos personagens que o move para freente, e não o pretexto de se usar efeitos especiais. Isso não quer dizer que esses adicionais tecnológicos não são usados, pelo contrário, neste filme eles foram usados com abundância e com um nível que com certeza foi um desafio para os técnicos responsáveis. No entanto, os efeitos especiais foram usados como uma ferramenta para contar a história, e não como o eixo principal do filme. Foi por essa razão que eles foram bem vindos e que agradam àqueles que se importam com o conteúdo dos filmes. Os efeitos utilizados são de alta complexidade, mas estão no filme com um propósito e isso é uma grande diferença nos dias de hoje, em que as cenas se alargam apenas para vermos um réptil alado passando em 3D.



A fim de manter a história relevante e seu desenvolvimento bem executado, um grupo de atores estelar e extremamente talentoso foi convocado. Encabeçado por Leonardo DiCaprio  e acompanhado por outros nomes emergentes mas já conhecidos, o elenco do filme desempenha seu papel de forma competente, mas a atenção principal é mesmo para DiCaprio. Ele teve um personagem complexo e repleto de conflitos para retratar, mesmo assim o fez eficiência. Não se deve, entretanto, menosprezar o trabalho dos outros atores, pelo contrário, todos eles permitiram que DiCaprio fizesse seu trabalho, dessa forma todos eles carregaram o filme junto com ele.


Esse filme representa um diferencial por não menosprezar a história, mas não é isento de críticas e nem a sua história possui uma relevância transcendental. Apesar disso, ele merece ser visto pela sua atualidade e por vir de um cineasta que experimenta uma ascensão crescente.

Christopher Nolan tem surpreendido e agradado o público com seus filmes. Com isso ele adquiriu uma boa credibilidade entre os estúdios de cinema. Esse diretor merece elogios pois ele tem conseguido a conquista de fazer filmes interessantes que simultaneamente são sucessos de bilheteria e preservam uma boa história. É uma grande responsabilidade manter essa eficiência, mas espero que ele continue cumprindo seu papel, pois, com este filme, ele realmente mostra a mente como a cena de um crime.

Um comentário: