quarta-feira, 17 de outubro de 2012

IN THE LOOP (In The Loop, Inglaterra, 2009)








Divertido, crítico e inteligente. Esses são os adjetivos imediatos, porém mínimos, que podem ser ditos sobre este filme. Pelo enredo pode até parecer que este filme é denso e complicado, porém, quando ele começa a se desenrolar e se entra no espírito dele, o sorriso fica no rosto do expectador até ele acabar. De uma maneira divertida, e sem se se esforçar para ser engraçado, este filme mostra a reação de políticos britânicos e americanos em uma mesma situação. Por não querer ser engraçado à força, o filme acaba sendo divertido pela sua naturalidade e espontaneidade. Neste filme o expectador entra em contato e se deslumbra com o humor britânico que, sendo mais sutil, renova o senso de humor a que tradicionalmente se está mais acostumado aqui no Brasil, e assim, passa-se a conhecer uma comédia ácida e inteligente.


O enredo é atual e pode até parecer verídico, mas não é, e isso é um ponto positivo. Na história, o mundo está prestes a entrar em guerra, isto é, os EUA, especificamente, estão prestes a entrar em guerra, e a dúvida é se a Inglaterra irá apoiar essa possibilidade de conflito ou não. Com esse pano de fundo, os chefes de gabinete da Inglaterra, os senadores e generais americanos tentam administrar a situação para que a suposta guerra não seja iniciada.

Como eu disse antes, ao ler esse enredo parece que o filme será denso e complicado, mas ele fica longe disso.

Tudo começa quando um chefe de gabinete britânico faz uma declaração despropositalmente polêmica para a imprensa, e aí seus superiores, mais a assessoria de imprensa do governo, tentam remediar a situação. O divertido disso é a forma como tudo ocorre. Os atores não tentam ser engraçados, pelo contrário, ficam atordoados com todas as circunstâncias do filme, mas o humor surge da forma como se aborda essas situações. O humor britânico é mais sutil, e este filme conta com uma acidez perspicaz. Em meio ao seu humor, há uma crítica constante, tanto à forma como os britânicos enfrentam a situação, quanto à maneira como os americanos a abordam.


As críticas, entretanto, não param por aí. Vários outros aspectos são levantados e é ótimo ver que até com esses assuntos sérios, como uma guerra, se é possível retirar humor deles.
Os atores deste filme possuem personagens que se encaixam com eles perfeitamente. Isso dá mais naturalidade para a interpretação e, com certeza, faz o expectador se divertir mais. O roteiro está excelente e bastante aguçado, fazendo as cenas serem interessantíssimas e deixando o filme coeso. Todas essas características fazem este filme se sobressair, e deixam o expectador contente em assistir uma comédia tão perspicaz e que não apela para um humor fácil e forçado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário