domingo, 14 de agosto de 2011

PONTO FINAL - MATCH POINT (Match Point, Inglaterra, 2005)





Antes de assistir a este filme eu não conhecia Woody Allen. Eu digo isso porque é a mais pura verdade. Antes ver este filme eu nunca havia assistido a um filme desse diretor. Já é possível ver que eu tive um começo tardio no que diz respeito à obra desse cineasta. No entanto, foi este mesmo filme que fez, desde o início, eu me tornar um fã assumido de Woody Allen. Acreditem, este filme é tão bom assim. 

Sua história é apresentada de forma envolvente. O roteiro é brilhantemente desenvolvido e de uma maestria surpreendente. Os atores estão perfeitamente confortáveis em seus papéis e os desenvolvem de maneira natural. As cenas, todas elas, são importantes e únicas para o desenvolvimento do filme. Por fim, a direção está irretocável, efetivamente concentrando todos os aspectos que se quer apresentar neste filme. 

Com todas essas qualidades, como é que eu poderia não admirar de imediato esse diretor, escritor e roteirista? Para isso, ainda pesou o fato de esse filme ser um drama com um toque de suspense, ou seja, de um gênero completamente fora da linha cômica pela qual Woody Allen é conhecido. Isso tudo serviu para sedimentar qualquer dúvida sobre o talento desse incansável cineasta.

Match Point - Trailer



Este trailer não está à altura do filme, mas foi o que fizeram para ele. Não fiquem desestimulados.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O LABIRINTO DO FAUNO (El Laberinto del Fauno, Espanha, 2006)





Em alguma fase da nossa vida a imaginação concorre com a percepção real dos acontecimentos. Isso ocorre quando nossa inocência procura uma forma de melhor aceitar uma realidade por vezes tão dura. Essa é uma época bela, que causa saudades após a maturidade se sobrepor com seus conceitos racionais. Através deste filme a beleza dessa fase nos é melancolicamente reapresentada como um escapismo bem-vindo em uma época de tirania e violência. A graciosidade dessa imaginação mostra uma pureza que antes também foi por nós vivenciada, e que deveria ser sempre protegida da malícia predatória vinda com a maturidade. Este filme confronta esses dois mundos, o real e o imaginário, e nos permite concluir que este mundo, apesar de ser criado, é livre das horrendas violências que o homem infringe no outro.

Labirinto do Fauno - Trailer legendado em português



Este trailer está em inglês, mas legendado.

trailer El laberinto del fauno



Este trailer está em espanhol sem legendas, mas eu achei ele melhor que o em inglês legendado acima. Vejam os dois e divirtam-se.

domingo, 7 de agosto de 2011

PONTO DE VIRADA



Quando resolvi começar este blog eu tinha a idéia de tentar influenciar positivamente os leitores para que eles pudessem conhecer obras de grande qualidade mas que normalmente não são facilmente encontradas, ou até não recebem a atenção merecida. Com isso em mente eu venho escrevendo e comentando sobre filmes, livros e discos que, apesar de sua excelente qualidade, são conhecidos por poucos.

Eu até ficava contente com esse fato de poder contribuir de alguma forma para o crescimento cultural das pessoas, mas recentemente eu percebi um empecilho com essa minha idéia.

Como eu falei anteriormente, as obras que eu comento, em sua maioria não são de fácil acesso, assim, só alguém que realmente queira se dar o trabalho de procurá-las é que poderá entrar em contato com esses títulos. Isso passou a me incomodar, pois é um tanto frustrante escrever sobre obras que poucas pessoas, mesmo as interessadas, irão conseguir ter acesso. Com esse pensamento, eu decidi disponibilizar um link de cada filme, disco e, se possível, livro que eu comentei e irei comentar aqui no blog.

Espero que essa iniciativa aumente a curiosidade de vocês e possibilite até um acompanhamento mais ativo do blog. De outra forma, isso também é bom para quem já conhecia o Blog, pois agora quem tinha interesse em um filme ou disco que eu já comentei há algum tempo pode finalmente ter acesso a ele.


Com essa mudança espero cativar mais vocês e conseguir ainda mais comentários, pois lembrem-se: Vocês se divertem com a leitura dos comentários e com os títulos que eu vou passar a disponibilizar, mas eu me divirto com os comentários que vocês deixam aqui no Blog.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

OLDBOY (Oldeuboi, Coréia do Sul, 2003)


Tem ocasiões que fico pensando sobre qual filme eu vou comentar a seguir, e por vezes lembro de um título e me pergunto: Como é que eu já não falei dessa obra ainda? Com este filme foi isso que aconteceu.

Este filme impressiona, mas impressiona em vários sentidos e em diferentes momentos. Ao saber do enredo e antes mesmo de assistir a este filme, primeiramente o expectador fica atônito com a agressão psicológica pela qual passa o personagem principal. Depois, já assistindo ao filme, o que de forma perplexa absorve a atenção do expectador, é o teor gráfico das cenas que ilustram violências físicas e emocionais. Após isso, ao terminar o filme, o expectador se  encontra desorientado e atordoado por ter experimentado esse turbilhão de emoções que esta obra consegue fazer emergir de todos que entram em contado com ela.

Oldboy trailer



Sem legendas em português, mas o texto é em inglês.