terça-feira, 23 de novembro de 2010

A ORIGEM (Inception, Estados Unidos, 2010)


Um acontecimento atual e dominante é o de que, cada vez mais, a preocupação presente ao se fazer um filme é a utilização de efeitos especiais. Parece que o uso desses recursos se sobrepôs ao conteúdo dos filmes, transformando a existência de uma boa história apenas incidental, e que serve como um pretexto para se usar efeitos de computação gráfica, tecnologia 3D, entre outros. Apesar dessa tendência inegável, o filme “A Origem” fugiu dessa regra e aliou uma história interessante e efeitos surreais em um bom filme, e fez isso sem pôr em segundo plano a história a ser contada.


Depois de emplacar com uma sequência de sucessos, especialmente a aceitação imediata e explosiva do público por “O Cavaleiro das Trevas”, Christopher Nolan passou a gozar de ampla aceitabilidade dos estúdios de Hollywood. Isso fez com que ele conseguisse, não só a permissão, mas o orçamento necessário para filmar esta audaciosa ficção científica. Além de o elenco por si só custar quase o valor integral de muitos filmes, os efeitos especiais necessários para contar a história de “A Origem” representam outra cifra milionária. Mesmo assim, este diretor e escritor conseguiu a aprovação necessária e não desapontou nem as estúdios, nem as fãs.

A Origem (Inception) - Trailer

sábado, 6 de novembro de 2010

DEIXA ELA ENTRAR (Låt den rätte komma in - Let The Right One In -, Suécia, 2008)



















  


Quando esse filme ficou disponível em DVD, eu li um breve comentário a seu respeito e fiquei curioso para assisti-lo. Apesar disso, só tomei essa iniciativa há dois dias atrás (31/10/2010) e com certeza não estava preparado para o impacto que ele causou. A forma como esse filme foi tratado e exposto transporta para os espectadores um sentimento de remanescência, fazendo com que, quem o assiste, carregue-o em sua mente mesmo após ele haver acabado.


A história é de um menino de 12 anos que no colégio é vítima de abusos e implicâncias por parte de outros colegas. Envergonhado com essa situação, ele a omite em casa e procura refúgio sozinho. Ao estar solitário no pátio em frente ao seu edifício, esse menino conhece outra menina de mesma idade que a sua, e iniciam uma bela amizade. O que a menina tenta manter omitido é que ela é uma vampira e, assim, precisa de sangue humano para viver.

Let the Right One In Official HD Trailer