quarta-feira, 18 de abril de 2012

NAPOLEON DYNAMITE (Napoleon Dynamite, Estados Unidos, 2004)


Eu fui assistir a este filme anos depois de ele haver sido lançado, mas eu me lembro que ele foi bastante elogiado, e com isso eu achava que ele era uma dessas comédias cult. Mesmo assim, um dia resolvi assisti-lo, e essa experiência foi empolgante e surpreendente. Na verdade não sabia quase nada sobre este filme, e me deparei com uma caricatura verídica da vida adolescente em um ambiente rural nos Estados Unidos. São assustadoramente reais os aspectos demonstrados.

 A extrema ingenuidade, a ilusão alimentada, a crença numa realidade inexistente, tudo isso existe nesse ambiente rural americano. Eu digo isso, pois, como aluno de intercâmbio, fui uma testemunha direta disso tudo. Havendo vivenciado essa experiência, fiquei aliviado com este filme, pois tudo que eu dizia está lá. De forma trágica ou divertida, não importa, este filme é um trabalho que aborda, dentre outras coisas, uma ingenuidade de uma sociedade influente, mas ainda fantasiosa.

Napoleon Dynamite Trailer

quinta-feira, 12 de abril de 2012

ANIMALS (Pink Floyd, 1977)



Após esse jejum do Blog, senti-me no dever de voltar celebrando. Assim, resolvi festejar, não uma data, mas uma obra, e o trabalho que escolhi comentar é uma verdadeira obra de arte. Este disco curiosamente não é visto como uma obra de destaque de Pink Floyd, e por isso só quem tem vontade de conhecer mais a fundo a banda é que chega a entrar em contato com ele. No entanto, esses que o escutam descobrem uma obra musicalmente bela e que ainda traz letras poderosas e críticas do comportamento humano. Essas duas características em perfeita sincronia e belamente executadas nos presenteiam com um disco que normalmente é preterido por outros de Pink Floyd, mas que, ao ser descoberto, encontra seu lugar no espaço reservado para grandes obras.


Pink Floyd - Dogs - Animals (FULL)