sexta-feira, 24 de junho de 2011

MEIA-NOITE EM PARIS (Midnight In Paris, Estados Unidos, 2011)


Logo de início eu tenho que admitir algo, este comentário não tem como deixar de ser parcial. Eu sou um fã assumido de Woody Allen e à medida que assisto seus filmes, gosto dele ainda mais. Mas uma coisa é certa, meu gostar não é incondicional, então se eu me deparar com um filme dele que não é bom, irei admitir. Só que isso ainda não aconteceu, e com este seu último filme minha admiração aumentou ainda mais.

Os filmes de Woody Allen sempre valorizam a arte e isso é invariavelmente demonstrado, seja passeando por lugares artisticamente referenciais da cidade em que o filme se passa, seja escutando músicas que carregam consigo um valor cultural, ou seja ainda citando escritores clássicos, enfim, a referência à arte está sempre presente em suas obras. Particularmente, eu considero essa uma qualidade atrativa em seus filmes, pois além da história do filme, o expectador sempre pode contar em, através deles, aprender mais sobre arte de forma geral.

Este filme, em específico, se destaca ainda mais como uma evocação às variadas formas artísticas, ele é uma verdadeira ode à arte. Isso o torna ainda mais especial, e permite que ele imediatamente reivindique seu espaço em meio à obras capazes de inspirar o admirador.

Midnight In Paris OFFICIAL trailer 2011 | Meia Noite em Paris - Trailer ...

domingo, 19 de junho de 2011

PEIXE GRANDE (Big Fish, Estados Unidos, 2003)


O cineasta quando adapta um livro para tornar sua história em um filme, se depara com uma série de desafios, especialmente a enorme cobrança de tentar transportar toda a ambientação e envolvimento que o livro proporciona, para as telas. Quase nunca isso é alcançado e o filme acaba sendo uma história à parte, que não conseguiu traduzir as mesmas emoções que o livro passa. No entanto, este filme alcançou uma tarefa quase impossível, e, assim, com ele, podemos assistir a um livro. Sua ambientação é toda  literária, e seus personagens não são personagens cinematográficos, mas sim emergidos da literatura. Com tudo isso, pode-se dizer que esse é um filme que se lê, e não apenas que se assiste. A maneira como sua história é contada nos faz imergir nessa órbita literária, fornecendo momentos de deleite e prazer.


Big Fish - Trailer legendado

sábado, 18 de junho de 2011

CISNE NEGRO (Black Swan, Estados Unidos, 2010)


Muitos podem achar que já passou o tempo de escrever sobre este filme uma vez que acabou o frenesi das indicações ao Oscar e das premiações. No entanto eu penso diferente. É exatamente por já haver se encerrado essa curiosidade sobre premiações que um comentário sobre este filme finalmente pode ser escrito tendo como foco o mérito de seu desenvolvimento, a irretocável atuação dos atores, e a visão única do diretor, isso sem pressões de se fazerem adivinhações. É por isso que preferi escrever sobre ele agora, e não antes. Acredito que, assim, este comentário causa mais curiosidade do que se ele tivesse sido escrito na época dos Oscar, tornando-se, dessa forma, apenas mais um comentário a ser somado no meio dos outros.

Mesmo sem fazer uma pesquisa aprofundada, através da Internet, já era possível saber da existência deste filme mais de um ano antes de sua estréia. Isso gerou uma grande expectativa sobre seu lançamento e sobre se ele iria ser tão bom quanto se esperava. Quando o filme é bom, essa antecipação não atrapalha, pois os expectadores não ficam desiludidos, mas quando o filme é pior do que o esperado, essa divulgação prévia torna-o ainda pior do que o que ele realmente é. Apesar disso, o presente filme não sofreu essa segunda desilusão, pois todos os seus elementos conseguiram, mesmo assim, surpreender a platéia. Mesmo assim, eu acredito que este filme vivenciou uma perda devido ao tempo em que ele foi lançado. Ao estrear em meio à grande maioria dos filmes que concorreram ao Oscar, a atenção que este filme merecia ficou de certa forma dividida e o público não pôde se focar inteiramente nele. No entanto, isso não o tornou menos especial.

Cisne Negro - Trailer Oficial Legendado